top of page

Pão com sustentabilidade: campanha incentiva logística reversa de embalagens

Edital de inovação da Fiep motivou a iniciativa que acontece em padarias do Paraná

Por: Sistema Fiep 14/06/2023 15h56


Quando inovação e criatividade se somam a ideias sustentáveis, o resultado pode ser algo que impacta da melhor maneira, como parte do dia a dia das pessoas. Assim é a campanha de conscientização ambiental que traz histórias em quadrinhos impressas em sacolas de pão, distribuídas em panificadoras no Paraná.



Quem vai comprar o “pãozinho do dia” sai também com tirinhas educativas e que falam sobre algo cada vez mais urgente para todas as rotinas: a necessidade de adotar práticas em prol da reciclagem e reutilização de materiais.

As cinco historietas foram concebidas pelo Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), roteirizadas e desenhadas em linguagem lúdica, para passar informações e curiosidades sobre o papel dos consumidores na busca de garantir a correta destinação e viabilização da reciclagem das embalagens pós-consumo, reintegrando-as ao ciclo produtivo e impedindo que sejam desperdiçadas em aterros, lixões ou jogadas no meio ambiente.

A ação que busca incentivar a logística reversa de embalagens aconteceu por meio de um edital de inovação da Fiep, do qual o Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná (Sinditrigo-PR) participou. “O projeto é uma ação que combina fortalecimento das marcas de produtos de trigo, marketing de relacionamento, atuação em rede, disseminação de valores socioambientais nas corporações e campanha de educação ambiental junto à população”, reforça Jerri Chequin, analista de Captação e Fomento do Sistema Fiep.

Como explica Paloma Venturelli, vice-presidente do Sinditrigo-PR, existe um compromisso das empresas da cadeia do trigo com a reciclagem das embalagens que insere no mercado e com esse projeto é possível estimular consumidores. “Estamos muito otimistas, pois acreditamos que possamos sensibilizar uma parte da população sobre a importância da reciclagem”, comemora a gestora.


Histórias que educam


Os personagens e histórias contadas foram desenvolvidas pelo ilustrador Giovani Medine para 150 mil cartuchos (sacolas), cuja prioridade na distribuição é entre as panificadoras sindicalizadas de quatro cidades: Curitiba, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa.

Além disso, na área de venda dos estabelecimentos foram colocados cartazes com orientações e sugestões para os consumidores ajudarem na mobilização, com um QR Code para que colaborem compartilhando fotos e vídeos nas plataformas digitais do projeto, que são as redes sociais e site do InPAR.

“A indústria paranaense está cada vez mais comprometida com as causas ambientais, mais imbuídas em incorporar os princípios ESG. A legislação federal e a estadual avançaram muito desde 2010, ano da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A sociedade e os órgãos de fiscalização ambiental estão muito mais atentos quanto ao cumprimento das novas normas e metas e também à contribuição de cada empresa para a necessária transição do nosso sistema produtivo para uma economia efetivamente mais sustentável e circular”, defende Gustavo Fanaya, gerente executivo do InPAR.



Fanaya complementa que indústrias de todos os portes, principalmente dos segmentos de fabricação de embalagens, como alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza e cosméticos, já estão regularizadas quanto à logística reversa de suas embalagens pós-consumo no Paraná e no Brasil. “A legislação ambiental estabelece o princípio da responsabilidade compartilhada, que incluiu todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens e produtos embalados, além das instâncias governamentais, e os próprios consumidores. Ou seja, são obrigações das quais ninguém pode se abster”, complementa.


A importância dos editais de inovação


Em uma ação inédita, a Federação aprovou em seu orçamento de 2022 a destinação de 1,5 milhão para apoiar a realização de projetos setoriais das indústrias paranaenses.

Em abril do ano passado, foi então lançado o 1º edital de Inovação, que teve a iniciativa das tirinhas educativas nas sacolas de pão, para indústrias sindicalizadas, como uma das contempladas do edital. Foram 27 projetos, dos quais 17 foram classificados.

Depois dessa experiência bem-sucedida, em maio de 2023 foi lançada a 2ª edição com aporte de mais R$ 2 milhões, com 38 projetos que estão na etapa de habilitação e análise de uma Comissão de Avaliação, que irá julgar e aprovar os de maior relevância. O resultado será divulgado em 13 de junho.


Lançamento nas cidades


O lançamento da campanha socioambiental aconteceu em maio nas Casas da Indústria de Ponta Grossa e Cascavel. Em Londrina, foi realizada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e, em Curitiba, no dia seguinte, no Campus da Indústria.


Fonte: Conteúdo FIEP / Portal G1


0 comentário
bottom of page